segunda-feira, 27 de julho de 2009

O que é o Trial?

Cláudia Sarsur

Praticado desde o começo do século, Trial é um tipo de prova cujo desafio é superar obstáculos em terreno acidentado, e requer, sobretudo, muito treino do motociclista, além de equilíbrio e coordenação. Apesar de muito antigo na Europa, só em meados da década de 80 começou a ser conhecido no Brasil devido a inexistência de motos específicas para prática da prova. Como vários outros esportes motociclísticos, o Trial nasceu na Inglaterra entre 1900 e 1910, onde começaram a adaptar as motos de turismo, até que se tornassem adequadas ao novo tipo de utilização.

"Trial" é uma palavra inglesa que significa "prova", "tentativa", "provação". Como modalidade esportiva, Trial significa desafio incessante. Pista, motos e regulamento: tudo muito especial. Os locais onde se disputam as provas têm características próprias. Não é um circuito comum com instalações fixas, mas um terreno escolhido cuidadosamente e demarcado em zonas montanhosas.

As motocicletas são leves, compactas e sem detalhes supérfluos. Os motores são de média cilindrada, pouco potentes, mas dóceis e extremamente elásticos (mantêm sua potência nas baixas e nas altas rotações).

A quantidade de penalizações sofridas pelo piloto durante o percurso é pontuada. Assim, a única forma de determinar o vencedor de uma prova de Trial é pelo número de penalidades cometidas. Para a passagem dos obstáculos, as penalizações são pontuadas do seguinte modo: um pé no chão – 1 ponto; dois pés no chão - 2 pontos; em caso de queda ou de ajuda exterior a penalização é de 5 pontos. Porém, existem outras penalizações para diversos tipos de situações menos comuns.

Entender o Trial é simples, mas só assistindo uma prova será possível avaliar o grau de dificuldade dessa competição.